Gestão ambiental

Home » Gestão ambiental

Compreende um conjunto de procedimentos que visam o uso consciente e racional dos recursos naturais através de sistemas que garantam a não poluição ambiental, reduzindo o custo de produção, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

Estudo ambiental técnico que avalia as consequências para o ambiente decorrentes de um determinando projeto, propondo condições para sua implantação e construção, gerando o mínimo de impacto possível sobre a fauna e a flora local.


Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

Documento que identifica e avalia de forma imparcial e meramente técnica os impactos que um determinado projeto poderá causar no ambiente, assim como apresenta medidas mitigadoras e compensatória para sua execução.


Relatório de acompanhamento e monitoramento ambiental (RAMA)

Ferramenta utilizada para acompanhamento e monitoramento do cronograma de planos e programas de gestão ambiental das atividades e/ou empreendimentos devidamente licenciados ambientalmente que necessitam modificar o ambiente natural.


Avaliação de impacto ambiental (AIA)

Instrumento de caráter preventivo, avalia possíveis impactos ambientais advindos da execução de um dado projeto, definindo medidas que compensem e minimizem tais impactos.


Monitoramento Ambiental

Monitora empreendimentos que utilizam recursos naturais a fim de avaliar possíveis impactos ambientais que o mesmo pode causar, dimensionando sua magnitude e avaliando se as medidas mitigadoras de impactos são eficazes, quando necessário, propõe a adoção de medidas mitigadoras complementares. Dente o monitoramento ambiental temos:

  • Monitoramento de fauna e flora: estabelecer procedimentos de manejo e preservação de animais e vegetais em atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de impactos ambientais.
  • Monitoramento de agua: avaliação da qualidade da água em rios, lagos e represas nas zonas urbanas e rurais.
  • Monitoramento de ar: avaliação continua das concentrações na atmosfera de quaisquer poluentes que afetam a qualidade do ar.

Resgate de Fauna e Flora

Procedimento relativo ao manejo de animais e vegetais das áreas de influência de empreendimentos e atividades que possam causar algum impacto ambiental, para áreas contíguas à faixa de influência. No caso de animais, este método é aplicado, principalmente, as espécies de difícil locomoção.


Plano básico ambiental (PBA)

Documento técnico que detalha as medidas mitigadoras e compensatórias dos programas ambientais propostos no EIA/RIMA, buscando cumprir as exigências dos órgãos ambientais, geralmente, no processo de obtenção da Licença de Instalação (LI) do empreendimento.


Plano de controle Ambiental (PCA)

Estudo ambiental que apresenta o empreendimento, identifica os impactos gerados e suas magnitudes, propõe ainda medidas mitigadoras, para que a obra cause menor dano possível ao ambiente, sendo exigido ainda na fase da licença de instalação pelo órgão ambiental.


Relatório de controle Ambiental (RCA)

Documento exigido para casos de dispensa do EIA/RIMA, o qual identifica as não conformidades efetivas ou potenciais decorrentes da instalação e da operação do empreendimento, norteando assim, as ações mitigadoras a fim de solucionar os problemas detectados para obtenção do licenciamento ambiental.


Projeto de exploração florestal

Projeto baseado em condicionantes exigidas pelos órgãos ambienteis competentes e por leis aplicáveis a esta prática, como o código florestal, norteia a exploração de áreas naturais bem como apresenta medidas mitigadoras de impactos a fim de obter o licenciamento ambiental.


Reflorestamento e Florestamento

Projeto que visa a recuperação de áreas naturais degradas ou então aquelas áreas que não eram florestadas naturalmente, assim tem-se:

Reflorestamento – é a implantação de florestas em áreas naturalmente florestais.

Florestamento – é a implantação de florestas em áreas que não eram florestadas naturalmente, por um período mínimo de 50 anos.


Solicite um orçamento